- Por Jessé Cardoso: R$ 50 Milhões para o Centro de Saúde da Zona Oeste
- 84 igrejas na Etiópia mudam suas placas para Shincheonj, Igreja de Jesus, o Templo do Tabernáculo do Testemunho
- Campo Grande vence a primeira na B1: 2x1
- Sereno de Campo Grande prestigia inauguração do novo Bar Sapucaí
- Vereador Felipe Pires pede o regate do Cine Matilde
Nova Sepetiba ganha cozinha comunitária

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), inaugurou, neste domingo (31/7), a 12ª cozinha comunitária do programa Prato Feito Carioca. A nova unidade fica em Nova Sepetiba, no bairro do mesmo nome. Essa cozinha em Nova Sepetiba vai fornecer 280 refeições por dia, de segunda a sexta. Previstas pelo Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), criado em 2006, as cozinhas comunitárias nunca tinham sido implementadas de forma sistemática em nenhuma cidade brasileira.
Cada cozinha serve 5.600 refeições por mês. Os 47 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) são responsáveis pela seleção do público para receber gratuitamente as refeições das Cozinhas Comunitárias Cariocas. O critério é que as pessoas sejam inscritas no CadÚnido (cadastro de programas sociais federais) e tenham renda per capita mensal de até R$ 105.
Cada cozinha instalada recebe apoio operacional e técnico para oferecer refeições nutritivas e balanceadas, respeitando as normas de manipulação de alimentos do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária. A SMAS é responsável pelo fornecimento de equipamentos e alimentos. E as equipes são constituídas por coordenador, nutricionista, assistentes, estagiários e técnicos. O “cozinheiro solidário” atua como grande articulador local.
A Cozinha Comunitária Carioca inaugurada neste domingo tem parceria com a sociedade civil por meio do Centro Social Amigos da Comunidade Nova Sepetiba. Cada unidade do programa está sendo implantada em áreas onde organizações sociais atuam, possibilitando a sua instalação mais rápida nas áreas mais vulneráveis da cidade. E todas são qualificadas, equipadas e integradas ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS).